sexta-feira, 13 de julho de 2012

A seleção do 1º semestre

Uma das coisas mais legais do futebol, e da vida de uma forma geral, é fazer listas e selecionar os melhores em algo. Nesse post, tentarei falar, claro que na minha opinião, quais foram os melhores jogadores em cada posição no futebol nacional nesse primeiro semestre.
Como de costume, os times campeões acabaram levando certa vantagem na hora de analisar os jogadores, como no caso do Corinthians, campeão da Liberadores e com 5 jogadores nesse selecionado. Abaixo segue a lista e uma explicação sobre a escolha de cada jogador:

Goleiro: Cássio - Mesmo sem conseguir passar grande confiança no gol alvinegro, Cássio foi responsável pela defesa mais importante do 1º semestre (o chute de Diego Souza nas quartas de final da Libertadores). Como segunda opção está Bruno, do Palmeiras, que teve grande participação na Copa do Brasil, ao substituir Deola no gol palestrino.

Zagueiro 1: L. Castán - Seguro, preciso nos desarmes e com participação fundamental na conquista do título da Libertadores do Corinthians. Não à toa, conseguiu uma transferência para Roma. Rever e Rafael Marques, ambos do Atlético-MG, vem fazendo ótima temporada no galo mineiro e também brigam por uma vaga nessa seleção.

Zagueiro 2: Henrique - Ao assumir o papel de volante, um pouco à frente da zaga, deu consistência para defesa do Palmeiras a partir da partida contra o Grêmio, na semifinal da Copa do Brasil. T. Heleno, outro defensor alviverde, conseguiu ótimas partidas ao voltar de lesão já no meio do semestre.

Lateral direito: Marcos Rocha - Assim como no ano passado, jogando pelo América-MG, destacou-se no campeonato mineiro, dessa vez jogando pelo Atlético. Com bom apoio ao ataque, facilita a vida dos armadores do galo e dificulta a de seus adversários.

Lateral esquerdo: Juninho - Outro exemplo de continuidade de bom trabalho. Como Marcos Rocha, saiu de equipe menor (Figueirense) para o Palmeiras e parece não ter sentido a pressão. Muito bom no apoio, ainda fica devendo um pouco quando o assunto é marcação, porém, por falta de concorrência, é titular neste primeiro semestre.

Volante: Ralf - O cão de guarda corintiano já é barbada entre os melhores do futebol nacional. Manteve o nível das atuações, com muitos desarmes e poucas faltas, e ainda apareceu no ataque para deixar sua marca, como na primeira partida do Corinthians pela Libertadores, contra o Deportivo Táchira, ao empatar a partida já aos 48 minutos do segundo tempo. Fernando, do Grêmio, vem realizando boas atuações no sul do país, mas ainda mostra irregularidade.

Meia 1: Paulinho - Seguindo o mesmo exemplo de Ralf, é figurinha carimbada na seleção de qualquer um. No esquema de Tite, marcar e sair para o jogo são aspectos fundamentais e Paulinho faz isso com perfeição. Como homem-surpresa no ataque, marcou gols importantíssimos. O maior exemplo é contra o Vasco, pela Libertadores. Para sua reserva: Marcos Assunção. O volante do Palmeiras continua com as cobrança de faltas perfeitas e agora exercendo uma liderança maior sobre o grupo do Palmeiras. Ainda foi eleito o melhor jogador da Copa do Brasil.

Meia 2: Deco - Os passes precisos e diferenciados no meio de campo do Fluminense saem sempre dos pés de Deco. O luso, mesmo não jogando grande parte das partidas do tricolor das Laranjeiras, já conseguiu diversas assistências no campeonato Brasileiro. Se estivesse presente nas partidas decisivas da Libertadores, o Flu poderia ter ido mais longe. Jogando em uma posição um pouco diferente de Deco, Danilo mantem seu estilo 'dorminhoco', mas que aparece nas horas mais importantes da partida. Uma boa opção caso não esteja disponível.

Atacante 1: Emerson - Somente os dois gols na partida decisiva da Libertadores já colocariam Sheik na lista dos melhores do semestre, mas o camisa 11 do Corinthians marcou também outros gols incríveis na competição continental, como contra o Santos, em plena Vila Belmiro.

Atacante 2 : Neymar - Não foi tudo aquilo que podia ser, mas ainda assim conquistou o campeonato Paulista para o Santos. Em um lance consegue mudar o rumo de uma partida. Escondeu-se na principal partida do semestre, contra o Corinthians, mas ainda é o melhor jogador atuando nos gramados brasileiros.

Centroavante: Barcos - Começou muito bem no campeonato Paulista, marcando gols em clássicos. Manteve o ritmo e teve grande importância no esquema de Felipão no Palmeiras. Poderia ser destaque nas finais da Copa do Brasil, mas sofreu com uma crise de apendicite. Outros centroavantes correm por fora: Vagner Love, Luis Fabiano e Fred, todos com ótima média de gols, mas não tão regulares quanto 'El Pirata'.


26 comentários:

  1. Corinthiano nato ein...conhece algum time fora de SP e RJ??Cruzeiro, Inter, Atletico-MG (é, eu vi o Marcos Rocha), Grêmio??? Fábio, Dagoberto, D'Alessandro, Oscar, etc.?? Se liga mano...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pior que nem sou corintiano. Sobre suas sugestões, são boas, principalmente o Oscar, porém, Fábio já fez temporadas melhores, Dagoberto e D'Alessandro não estão melhores que Deco e Emerson, na minha opinião. Abraços

      Excluir
  2. Cara, como vc pode colocar o Henrique como um dos melhores zagueiros, se vc mesmo diz que ele está atuando como um volante? Cada uma hein...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Henrique foi um dos poucos que se salvou na derrota para o Guarani no Paulista. Depois que foi colocado um pouco adiantado melhorou, pois como foi dito no texto, deu segurança aos outros zagueiros.

      Excluir
  3. M.rocha e sacanagem comigo, perna de pau danado ngm da nda por ele aki em MG e ta faltando o OSCAR que jogou melhor que o neymar ate agora no ano

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sobre o M. Rocha, vejo alguns defeitos também, mas se parar para ver, não há outro lateral que tenha ido tão bem. Pode lembrar o Nei, do Inter, mas também não foi tudo isso.
      E Oscar seria uma excelente opção mesmo. Esqueci dele na hora de montar mesmo.

      Excluir
  4. Oscar fez falta mesmo, está jogando mais que o Neymar, mas enfim... Sobre as laterais, acho sinceramente que o Cortez está melhor que o Juninho. E seria mais justo se o Henrique ocupasse a vaga do Ralf e abrir espaço pro Gilberto Silva na zaga. Na lateral direita a coisa tá meio feia mesmo...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. lat direita foi o mais dificil de escolher! tem q por o obvio, o cara mais famoso, por assim dizer, pq qualidade msm, nenhuma!

      Excluir
    2. O Oscar fez muita falta mesmo. Só que o potencial do Neymar mantém ele no time, né?
      Pensei no Cortez no lugar do Juninho. Fiquei na dúvida. E sobre o Henrique de volante mesmo, acho que abriria vaga para um zagueiro do Atlético-MG, que estão jogando bem.

      Excluir
  5. qualquer seleção dos times brasileiros que não tenha o fabio(cruzeiro) no gol, nem q seja na reserva, é sem fundamentos e não existe!
    fabio vem sendo o melhor goleiro brasileiro(atuando dentro ou fora do brasil) pelo menos desde 2009. Só o eixo que não vê isso.
    sem falar que o zagueiro Léo(tbm do cruzeiro) tem feito grandes partidas e é o melhor zagueiro do brasileirão por enquanto.
    temos o Oscar(internacional) que ta jogando muito!
    pqp, como mes esquecem o Leandro Damiao(internacional) no ataque?
    barcos é finalizador mas num vi nada dimais nele, o emerson entao, menos ainda. Só sabe arrumar confusao por onde passa e só faz o obvio: mas tem uma sorte tremenda!
    Neymar jah num é 10% do que era a 2 anos atras(até pq, jogar muuuuito contra naviraiense é mole).Paulinho? Leandro castan?
    GEEEENTE, CASSIO? É ISSO MSM Q VI? PUTA MERDA....ESSE CASSIO É O PIOR GOLEIRO Q JAH VI ATUAR NO CORINTHIANS! DÁ SORTE Q A DEFESA MARCA BEM NO CENTRO DO CAMPO, E NAO DEIXA CHUTAREM DE LONGE, PQ SE DEIXASSEM, ERA GOL TODA HORA!
    GOL: Fabio(cru) RESERVA:Victor(atl-mg)/Jefferson(bot)

    ZAGA 1:Rever(atl-mg) ZAGA2: Leandro Castan(cor)
    RESERVAS: Léo(cru) e Dedé(vas)

    LATERAL: ESQ-> Bruno Cortez(spa) RESERVA: Nei (int)
    DIR-> Juan (san) RESERVA: Leo Moura(fla)

    MEIAS: Deco(flu) , Oscar(int), Lucas(spa), Montillo(cru)
    RESERVAS: Juninho Pernamb.(vas) , Bernard(atl-mg), Marcos Assunção(pal), Guinazu(int) e Alex(cor)

    ATAQUE: Leandro Damião(int) e Fred(Flu)
    RESERVAS: Neymar(san), Luís Fabiano(spa), Dagoberto(int)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho muito boa a sua seleção, mas vejo alguns aí que tão selecionados apenas pelo nome, como por exemplo o Léo Moura e o Guiñazu, que já fizeram grandes temporadas, mas que não tão jogando tudo isso agora.
      No caso do Cassio, disse que ele não passa segurança também, mas o cara fez o que pode ser considerada a defesa mais esperada e importante da história do Corinthians. E Emerson não jogando nada, só tendo sorte, não dá para acreditar.
      Já em relação ao Léo, está bem mesmo, jogando até como lateral direito e algumas partidas e indo bem.

      Excluir
    2. assim, o leo mouro eu coloquei so pra por msm, assim como o juan!
      o emerson, eu me expressei mal....num é q ele ta jogando nada, mas acho q ele ta mais no lero e empurrando as coisa meio q na barriga(o cara tem sorte dimais) e sei la....eu naum vejo ele como craque, pra mim, no brasileirao tem muitos outros melhores do que ele!
      e pra mim, akela defesa do cassio foi mais demerito do diego souza do q merito do cassio!
      o leo é outro q coloquei: 50% pq gostei dele jogando, e 50% pq tamo meio na falta!
      e outra, qlquer nome q faltasse ali do meio pra frente era sacanagem!
      faltou alecsandro do vasco, d'alessandro(inter), phganso(santos), marcelo moreno(gremio), valdivia(palmeiras)entre outros muitos
      entao temos muitos nomes ofensivos e pouca vaga!
      qnto a guinazu, coloquei mais pela "defensividade", um volante, pq se nao percebeu, ainda nao tinha no meu meio de campo!entao na falta, vai um nome mais famoso e q eu sei q dpa conta do recado

      Excluir
    3. retificando o sheyki....é bom, mas vejo melhores no lugar dele! não sou fã do futebol dele!

      Excluir
    4. TA SABENDO LEGAL EIN ANONIMO???

      COLOCANDO O JUAN NA DIREITA!
      DEPOIS DESSA... PEDE PRA SAIR..

      Com relação a equipe.
      Tirando o CÁSSSIO???????, o Marcos Rocha e o Barcos, ta td certo. Abraços

      Excluir
    5. As laterais no Brasil estão muito fracas. Não tem nenhum que seja unanimidade.
      O Emerson sabe jogar sim. É malandro também, mas é bom jogador e foi bem na Libertadores.
      O chute do D. Souza também considero gol perdido, mas o Cassio foi muito bem fechando o canto e ainda desviando.
      Do meio para frente é o mais dificil mesmo, pois tem muitos nomes. Qualquer um que colocasse iriam discutir. Isso que é legal. Mas alguns dos nomes que você colocou não vi jogar tão bem no primeiro semestre como prometiam, como o Ganso e o M. Moreno.
      Abraços

      Excluir
  6. o juan era o unico q eu nao tinha certeza se era direito ou esquerdo....qnto ao cassio, barcos e m. assunçao nao entendi sua opiniao!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Juan é lateral esquerdo mesmo, mas nem vi ele jogar bem, tanto que teve jogo que o Léo entrou e foi destaque até.
      O Cassio foi mais pela defesa contra o Vasco, mas temos boas opções para a posição: Fabio, Victor, Jefferson, Bruno, Muriel e tantos outros.
      O Barcos é bom tecnicamente e, mesmo jogando praticamente sozinho no ataque do Palmeiras, consegue dar muito trabalho para zaga adversária. E o Assunção é o melhor na bola parada do Brasil, além de ter experiência e ter jogado muito bem na Copa do Brasil.

      Excluir
  7. Além de ser corinthiano ESCANCARADO tu só pode tá de brincadeira mano...
    BARCOS? HAHAHA tu tá fazendo média com teus amigos palmeirenses!!!
    CADÊ O NETO BAIANO?
    tu já viu quantos gols ele fez na temporada?
    Cássio? é isso mesmo?
    Talvez tu tenha esquecido que existe o RS.
    Muriel é titular do Campeão de Tudo há mais de um ano, incontestável! CASSIO CHEGOU "ONTEM"
    E O OSCAR HEIN? COM A 10 NAS OLIMPÍADAS TÁ DE BOM TAMANHO PRA ENTRAR NESSA TUA SELEÇÃO RJ/SP?
    Emerson? Na boa.. o cara tem estrela e PONTO.
    no Lugar dele até o Alecsandro resolve. Mas eu chamo o Oscar.
    Henrique? Émerson do Coritiba com 10 gols no ano sendo ZAGUEIRO ta de fora?
    vou te perdoar pelos laterais porque em GRANDE FASE não tem nenhum MESMO. Mas até o Magal e o Carlinhos tão jogando mais que o Juninho.
    No mais, a espinha Castán, Ralf, Paulinho do TEU TIME, mais o Deco tá tranquilo.. MAS com o Acréscimo de um treinador né, ou tu ja viu time sem técnico?

    4-5-1

    Muriel;
    Fágner,
    Émerson,
    L. Castán,
    Carlinhos;
    Ralf,
    Paulinho,
    Deco,
    Oscar,
    Neymar;
    Neto Baiano.
    Téc: Tite

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Arthur, como já disse em um outro comentário, não sou corintiano. Só reconheço que o time está acertado e tão jogando bem.
      Você fala mal do Barcos e me indica o Neto Baiano? Aí sim é brincadeira. Se fosse assim, o Afonso Alves era o camisa 9 da seleção brasileira até hoje. Bateu recorde de gols do Ronaldo na Holanda, nem por isso ele é bom.
      Sobre o Cassio, sei que ele não é o melhor, mas fez "A" defesa da Libertadores. Citei agora à pouco Muriel, Fabio, Victor e Jefferson como ótimos goleiros, que seriam granes opções.
      Em relação ao Oscar, já disse também que teria lugar, mas tem que ter apenas 11 em um time. Se fosse colocar todos que eu pensei...

      Excluir
  8. se fosse pelo ano, teria que ser Bernard e Oscar no meio.

    no ataque, VAGNER LOVE.

    mandou mal demais rapaaa, manda outro cara do blog posta no seu lugae

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pelo ano o Deco vem jogando mal? Várias assistências nas ultimas rodadas do Brasileiro.
      Oscar já falei nos outros comentários que teria vaga nesse time também.
      Vagner Love tá como uma das opções se você não percebeu. Tem ótima média de gols, mas joga praticamente sozinho no Flamengo.
      E pode ficar tranquilo que tem outros dois caras que podem postar no blog também.

      Excluir
  9. ESSSE CARA NÃO ASSISTE FUTEBOL...fabio melhor goleiro do brasil tem uns 4 anos seguidos !
    fora que falta o oscar,leandro damião,montilho,bernard ( mesmo eu sendo cruzeirense)......

    ResponderExcluir
  10. GOL: Fabio(cru) RESERVA:Victor(atl-mg)/Jefferson(bot)

    ZAGA 1:Rever(atl-mg) ZAGA2: Leandro Castan(cor)
    RESERVAS: Léo(cru) e Dedé(vas)

    LATERAL: ESQ-> Bruno Cortez(spa) RESERVA: Nei (int)
    DIR-> Juan (san) RESERVA: Leo Moura(fla)

    MEIAS: Deco(flu) , Oscar(int), Lucas(spa), Montillo(cru)
    RESERVAS: Juninho Pernamb.(vas) , Bernard(atl-mg), Marcos Assunção(pal), Guinazu(int) e Alex(cor)

    ATAQUE: Leandro Damião(int) e Fred(Flu)
    RESERVAS: Neymar(san), Luís Fabiano(spa), Dagoberto(int)(feita pelo cara do comentario)

    ResponderExcluir
  11. cade o vitor jr o time bom seria diego cavalieri(fluminnse)ayrton(coritiba)leandro castan(corinthians)emerson(coritiba)marcio azevedo(botafogo)paulinho(corinthians)renato(botafogo)vitor junior(botafogo)oscar(internacional)deco(fluminense)w.nem ou w.paulista

    ResponderExcluir
  12. Alterações que eu pessoalmente faria:
    Réver no Lugar de Henrique;
    Henrique ou Pierre no lugar de Ralf;
    Oscar no lugar de Emerson;
    Wellington Paulista no lugar de Barcos.

    Notei uma predileção pelo time do Palmeiras, hehehehe. Aposto o que tenho que é palmeirense! Barcos acho que é o exemplo mais crasso de jogador que não deveria estar na seleção.

    ResponderExcluir
  13. JA QUE VC ACHA QUE ENTENDE DE FUTEBOL, VOU DESAFIAR...FAÇA UMA SELEÇÃO DOS PIORES DE 1o SEMESTRE....

    ResponderExcluir