sábado, 21 de julho de 2012

Gangorra

Altos e baixos envolvem o futebol brasileiro nas últimas semanas. Como disse meu amigo Gustavo Mascarenhas, no post abaixo, Inter e São Paulo são grandes exemplos de clubes que vivem momentos frustrantes, enquanto times como Atlético-MG e Fluminense, respiram tranquilamente em território canarinho.

A constante troca de treinadores no São Paulo, no Internacional, no Bahia e em um futuro próximo, no Flamengo, mexem com a estrutura de quem vive dentro e fora do clube, como foi o caso de Riquelme, que como o próprio diretor de futebol rubro-negro disse, recusou a proposta flamenguista por questões futebolísticas, após o revés contra o Timão em pleno Engenhão, por 3 x 0.

Na parte alegre brasileira, no que diz respeito ao futebol, o Galo parece mais vingador do que nunca, com vitórias maiúsculas e um forte elenco brigando como nunca vi, pelo título brasileiro. Já o Flu manteve a base do ano passado e conta com a regularidade de Fred e Deco para decolar também neste brasileirão. 

Enquanto Inter e São Paulo buscam novos ares para entrosar, encaixar e sei lá mais o quê fazer com o ótimo elenco que os pertence, Fluminense e Atlético-MG tentam se manter na ponta da tabela. Porém, os retornos de atletas olímpicos somados às contratações de Seedorf, Forlán, Juan e Guerrero, fazem com que este ano brasileiro pareça ser mágico. Que assim seja! Estou gostando de ver, acho que vocês também. 

Atlético-GO --> Enquanto não acha um treinador de ponta, o clube conta com a experiência de jogadores rodados como Felipe, Joílson e Bida para sair da zona de incômodo da tabela, fazendo exibições interessantes, como foi contra o Figueira e contra o Vasco, mesmo saindo derrotado de São Januário.

Atlético-MG --> Enquanto resolve a permanência de André, Guilherme e Jô vão dando conta do recado, o Galo vai vencendo jogos seguidos no campeonato e a bela zaga formada por Leonardo Silva, Réver e Rafael Marques, não deixa a desejar à nenhuma outra defesa no Brasil.

Bahia --> Com a saída do técnico Falcão, o tricolor baiano aposta fortemente nos recentes reforços (Mancini e Kléberson) para subir na tabela. Lulinha, Júnior, Souza e Gabriel não deram contra do recado até agora e não vão dar. Precisa seriamente de reforços...

Botafogo --> A chegada de Clarence Seedorf parece ter animado o ambiente alvinegro. Sem perder a quatro jogos, o glorioso finalmente vai contar com o holandês contra o Grêmio. O meia promete agitar o brasileirão, e tomara que agite as almas brancas e negras que permanecem adormecidas desde 1995.

Corinthians --> Finalmente com força máxima, Tite conseguiu dois triunfos consecutivos e mesmo com a saída de Castán, o alvinegro conseguiu demonstrar muita consistência na zaga. Com o retorno de um time guerreiro, além das contratações de Martínez e do próprio peruano Guerreiro, o Timão também promete neste Brasileirão.

Coritiba --> Marcelo Oliveira parece intacto no comando do Coxa. Com a volta do futebol de Rafinha e Éverton Ribeiro, já que ambos deixaram a desejar na reta final de Copa do Brasil, o Coritiba parece voltar a ser grande em casa e bastante incômodo fora dela.

Cruzeiro --> Fechadinho o time vai bem. Quando precisa ir para o ataque, geralmente tem sido surpreendido. Achando o equilíbrio da equipe, somado aos reforços de Sandro Silva, Martinuccio e Borges, a Raposa tem muito a render no campeonato.

Figueirense --> Loco Abreu chegou e a equipe continua na mesma. Irregularidade e fragilidade na zaga fizeram com que Argel Fucks fosse demitido. Agora a equipe que ultimamente tem revelado os melhores jogadores da elite do futebol nacional, precisa encontrar forças em reforços e em líderes como Túlio e Anderson Conseição para fugir da atual colocação.

Flamengo --> A janela fechou e nada aconteceu. Diego, Juan, Riquelme... nenhum camisa 10 e nenhuma grande reforço chegou. Não basta a torcida virar de costas para o jogo, mas a massa rubro-negra precisa apoiar o elenco que tem e que não é ruim (Ibson, Vágner Love, Renato Abreu, Léo Moura, etc) para que o Mengão supere o atual momento.

Fluminense --> Depois da triste eliminação de uma Libertadores, os contundidos e líderes do tricolor das Laranjeiras deram o ar da graça e estão deixando torcedores do Brasil inteiro, de queixo caído. Fred, Thiago Neves, Deco, Anderson.... o Pó de Arroz é forte candidato ao troféu de campeão brasileiro.

Grêmio --> Após um período de oscilação, o "pofexô" Luxemburgo parece ter encontrado o caminho certo para o Imortal. Moreno, Kléber e Zé Roberto receberam a chegada de Elano com ótimos olhos e ótimos resultados. Agora é manter pra ver.

Internacional --> Sem contar com Damião e Oscar nas olimpíadas, além da demissão de Dorival Jr. (injusta na minha opinião), o colorado conta com a grande contratação de Diego Forlán para motivar o belo elenco, que, se não agora, deve agitar a reta final de brasileiro com o elenco completo, talvez o melhor elenco do Brasil.

Náutico --> Se apenas o Araújo não era suficiente, Kieza voltou e já mostrou ser de grande utilidade para o elenco do alvirrubro. Mas sem grandes jogadores, não há como lutar por título. Se não houver contratações, o jeito é continuar tirando pontos de quem precisa, além de se manter na elite do futebol nacional.

Palmeiras --> Com a vaga na Libertadores 2013 garantida, o jeito é testar. Com a chegada de Obina, Felipão deve entrosar a equipe alviverde e torná-la mais forte do que nunca em questão mata-mata, especialidade do pentacampeão. Mas ainda é preciso reforço. E não é pouco reforço não...

Ponte Preta --> Contar com Roger e a torcida não bastará. João Paulo Silva vendido para o Atlético-PR e reforços não chegam. Apenas o bom treinamento de Gilson Kleina não aguentará a pressão do campeonato brasileiro. Sem reforços, é um sério candidato à técnico demitido e ladeira abaixo.

Portuguesa --> Fazer uma partida boa a cada quatro disputadas parece não agradar ao torcedor lusitano, que na última partida, salvou apenas o goleiro Dida de ofensas. Grupo de série B, diretoria sem recursos, apenas uma reviravolta tira a Lusa de dois fracassos consecutivos na elite do Brasileirão.

Santos --> Neymar e Rafael fora por algum tempo, Ganso pode ficar fora para sempre. Os reforços não são mais os mesmos, vistas as chegadas de Miralles e Gérson Magrão na baixada santista. O centenário do Peixe deve ser macabro, mantendo assim a tradição de péssimas campanhas de clubes brasileiros, no ano em que se completa 100 anos de história. Mas com equipe de Muricy Ramalho, não se brinca!

São Paulo --> Ney Franco chegou, Rafael Tolói reforçou e nada mudou. O problema parece ser mais acima. Se o tricolor do Morumbi não se espelhar na organização e formação daquela base tricampeã brasileira, fica difícil almejar algo a mais do que uma vaga na Libertadores.

Sport --> A chegada de jogadores rodados, como Cicinho, Felipe Menezes e Gilberto podem gerar uma reviravolta na Ilha do Retiro. Jogar bem em casa e mal fora não resolve. Uma dose de regularidade pode ajudar o Leão a despontar nesse Brasileiro.

Vasco --> Com as prováveis saídas de Diego Souza e Fagner, o jeito é apostar na base que trouxe o Vasco a ponta do futebol brasileiro. Alecsandro, Juninho, Felipe e Dedé ainda são grandes apostas da Colina para que o Trem Bala dispare pelo segundo ano consecutivo.

E aí? Gostou do resumo do seu time? Comente! Bom Brasileirão pra você ;)

2 comentários:

  1. Discordo do meu Cruzeiro!Ta bem quando tem q sair p jogo tb, esse ano rumo à liberta!Vamo q vamo!

    ResponderExcluir
  2. O time da Lusa realmente é mto fraco, culpa principalmente do incompetente do presidente, tão "gênio" que pra série A traz um técnico rebaixado no paulista, não somos o pior time do Brasileiro, mas brigaremos demais para não cair (e na minha opnião cai com certeza).
    Abraços.

    ResponderExcluir