sexta-feira, 25 de maio de 2012

A luta continua...


Em uma partida não tão boa tecnicamente, mas muito emocionante como todos outros jogos pelas quartas de finais da Libertadores, o Santos eliminou o Vélez e garantiu presença em mais uma semifinal do torneio continental. O placar da partida foi 1 a 0, assim como na Argentina, e a definição do classificado foi nas penalidades: 4 a 2 para os santistas.
Precisando do resultado, o Santos logo foi para cima do Vélez. Logo no primeiro minuto, o Peixe quase abriu o marcador. Elano cobrou falta para área, Dracena não conseguiu a cabeçada e a bola acabou tirando tinta da trave direita de Barovero.
A equipe do Vélez logo segurou a pressão inicial dos donos da casa. Com muito nervosismo e tendo que enfrentar uma equipe tranquila, que executava com perfeição a famosa catimba argentina, o Santos não conseguia mais chegar ou criar oportunidades claras de gol.
Torcida santista fez a festa antes, durante e depois da vitória do Peixe
Entretanto, a torcida alvinegra não parava de incentivar a equipe e logo viu esse apoio se transformar em resultado dentro de campo. Aos 39 minutos, Neymar recebeu lançamento e tirou do goleiro Barovero, que derrubou o craque santista na entrada da área e foi expulso. Gareca, técnico do Vélez, tirou Óbolo, autor do gol do primeiro jogo, para colocar o goleiro reserva Montoya. O Santos tentou pressionar nos minutos finais do primeiro tempo, mas nada de gol.
Para o segundo tempo, o cenário da partida estava claro: pressão santista, com um jogador a mais, contra uma equipe do Vélez se defendendo, parando o jogo sempre que possível e tentando matar o jogo em um contra-ataque fulminante.
Como opção para furar a retranca do Vélez, o chute de fora da área era uma boa opção. Adriano arriscou da intermediária e obrigou Montoya a realizar boa defesa. O Vélez não ficava recuado e chegou com perigo em tentativa de Fernandez e Martinez, que pararam no goleiro Rafael e na falta de pontaria.
Neymar buscava jogo, mas se via muito bem marcado pelo jovem Peruzzi. O Santos precisava então de alternativas. Alan Kardec teve sua grande chance, mas desperdiçou após recebe livre, avançar e bater em cima do goleiro Montoya. Muricy Ramalho então decidiu mudar a equipe. Sacou Juan, que não fazia boa partida, e colocou o experiente Léo. E o lateral esquerdo de 36 anos chamou a responsabilidade. Ele pegou a bola na meia esquerda, tabelou com Ganso e deixou a bola para Alan Kardec na entrada da área. O Atacante se redimiu da chance perdida e bateu cruzado no canto direito, marcando o gol que levava a partida para os pênaltis.
Alan Kardec é abraçado por Neymar e Léo após marcar o gol santista
Após o gol santista, a partida ficou nervosa, com muitas faltinhas e poucas chances de gol. O tempo correu e o árbitro Roberto Silveira apitou o final de jogo aos 48 minutos.
Nas cobranças de pênaltis, o Vélez abriu a contagem com Martinez, mas logo Alan Kardec deixou tudo igual. Na sequência, Canteros pegou muito mal na bola e isolou a segunda cobrança pelos visitantes. Ganso teve tranquilidade e bateu firme no canto direito para colocar o Santos em vantagem: 2 a 1. Emiliano Papa, experiente jogador do Vélez e com passagem pela seleção argentina, sentiu a pressão e a malandragem de Rafael, e perdeu outra penalidade. Elano foi para batida pelo Santos e colocou o Peixe em ótima vantagem.
No quarto pênalti, Sebá Dominguez tinha a obrigação de marcar, caso contrário, o Santos já estaria classificado. O zagueiro do Vélez converteu, mas apenas adiou por alguns instantes a festa na Vila Belmiro. Léo, o mesmo que entrou na partida no segundo tempo e começou a jogada do gol, teve então em seus pés a bola da semifinais. E o camisa 3 não decepcionou e estufou a rede para levar toda sua torcida à loucura: 4 a 2 para o Santos nas penalidades.
Léo vibra muito após converter a última e decisiva penalidade
O adversário nas semifinais não é fácil, mas Neymar e companhia estão confiantes e seguros de que podem passar pelo Corinthians para continuar em busca do tetra da Libertadores. É esperar para ver mais esse emocionante confronto!

Nenhum comentário:

Postar um comentário