sexta-feira, 19 de abril de 2013

Os brasileiros e a Libertadores

A Copa Libertadores, principal competição continental da América do Sul, teve os confrontos para as oitavas de final definidos na noite de ontem, após a realização da última rodada da fase de grupos. Dos seis brasileiros que iniciaram a disputa do torneio, todos avançaram a disputa do mata-mata.

Atlético-MG x São Paulo: um dos confronto mais esperados
O primeiro confronto definido é uma reedição da última rodada do grupo 3. O Atlético-MG, time de melhor campanha da primeira fase, encara novamente o São Paulo, que garantiu vaga apenas no último jogo, após uma combinação de resultados. A primeira partida do confronto ocorre no Morumbi e a decisão será em BH. O tricolor paulista já deu mostras de que pode encarar o Galo de igual para igual, mas a equipe mineira pode contar com dois reforços fundamentais e que podem fazer a diferença: Bernard e Diego Tardelli.

O Corinthians, atual campeão da Libertadores, também enfrentará um adversário já conhecido. O alvinegro disputa uma vaga nas quartas com o Boca Juniors, mesma equipe que venceu na final de 2012 da competição continental. Porém, se houve equilíbrio nota confrontos do ano passado, desta vez o Corinthians aparece como favorito. Com praticamente a mesma base, o campeão do mundo ainda se reforçou com Guerrero e Pato. Já o Boca não demonstra mais a solidez defensiva e contra-ataque mortal que o levaram à final ano passado. Mesmo assim, é melhor o Corinthians não vacilar diante de um dois maiores times do continente, senão...

Corinthians x Boca: em 2012, equilíbrio; já em 2013, o Timão é favorito
O Fluminense não teve vida fácil na fase de grupos, mas garantiu a primeira posição e agora enfrenta o Emelec nas oitavas. A equipe das Laranjeiras são melhores que os equatorianos, mas tem de tomar cuidado, já que enfrenta uma equipe que deu trabalho ao Corinthians em 2012 e já eliminou o Peñarol na fase de grupos desse ano. Um ponto importante que pode fazer toda diferença será saber se as estrelas do Flu estarão em campo ou no departamento médico.

Já o Palmeiras, que se classificou com uma rodada de antecedência, mas garantiu o primeiro lugar do grupo apenas quando Velásquez diminui o placar para o Libertad contra o Tigre, encara o perigoso Tijuana, do México. A equipe paulista tem de tomar cuidado não apenas com o badalado Fidel Martinez, o sósia de Neymar, mas fixar de olho também em Leandro Augusto, volante que comanda todas as saídas de bola dos mexicanos. O gramado sintético também deverá ser um desafio para o Palmeiras ao jogar fora de casa. O chileno Valdivia, em fase final de recuperação, pode ser importante para a primeira partida, já que consegue segurar mais a bola, quebrando o ritmo forte imposto pelos mandantes, coisa que o Palmeiras não fez jogando fora de casa na primeira fase, quando somou três derrotas como visitante.

Por fim, o Grêmio, do técnico Luxemburgo e do atacante Barcos, tem duelo difícil com o Independiente Santa Fé, que teve a segunda melhor campanha no geral. O poderio ofensivo, com Zé Roberto, Vargas e 'el pirata' Barcos, pode ser decisivo, mas é bom tomar cuidado com a frágil defesa tricolor, que terá um ataque veloz pela frente. A altitude de Bogotá, a 2600 metros acima do mar, contará a favor do time colombiano.
Todos os confrontos das oitavas de final da Libertadores

Nenhum comentário:

Postar um comentário